13.10.2017

*

Diálogo no automóvel:
Stella: — Se eu tivesse de escolher alguém para sofrer junto, seriam você e a sua família, porque vocês levam tudo numa boa.
Eu: — É. Nóis toma no cu rindo.

*

Sábado no COF: O que é arte e o que não é.

*

Nada como ser profeta. Desde que o Chico Cazzo noticiou o meu fim, o número de seguidores desta página aumenta à base de duzentos por dia.

Fábio de Nunes Quando ele disse “A queda do Olavo…” realmente ficou claro que ele se referiu ao seu pinto,professor.

Olavo de Carvalho É. Ele apalpou e achou que não estava duro o suficiente para as necessidades dele.

*

Uma coisa curiosíssima, no que os sábios opinadores de plantão escrevem a meu respeito – e me refiro aos dotados de algum preparo acadêmico –, é que NENHUM deles discute nem as teses centrais da minha filosofia nem as interpretações que faço das obras de filósofos do passado, como Aristóteles, Maquiavel ou Descartes. Todos concentram-se em opiniões esporádicas que dei sobre assuntos do momento, as quais, se eu jamais as tivesse emitido, não fariam a menor falta no conjunto da minha obra.
O resultado é: aquilo que escrevem de mim nada diz sobre mim, mas tudo sobre eles.

*

O sentimento mais constante e mais nítido naquilo que de mim se escreve na mídia é o DESPEITO: o desprezo posado, fingido — ora patente, ora camuflado em benevolência paternal — com que a alma do invejoso busca aliviar um insuportável e aliás justo complexo de inferioridade.
O número de casos é mais que suficiente para ilustrar a doença moral disseminada nas nossas classes falantes.

*

Nenhuma confusão atual na definição de “arte” provém de dificuldades intrínsecas da matéria. Todas se originam em atitudes forçadas desde fora por interesses comerciais ou políticos.

*

Na aula que gravei para o sábado, deixei propositadamente de lado algumas exceções aparentes ao critério adotado para a definição de arte, as quais explicarei em outras aulas.

Deixe um comentário

