Breve descrição das camadas

Breve descrição das camadas (ou estágios) do fenômeno Amor:

1º- Desejo sem um objeto desejado. Pura química hormonal. Produto da dinâmica interna.

2º – O desejo é despertado pela visão de algo. Uma perna bonita, um bumbum, um sorriso… um traço especifico que gera atração.

3º- O desejo surge não por um traço especifico, mas por um “encantamento’ pela pessoa inteira. Uma impressão geral, indefinida e não localizada, sem que se saiba dizer exatamente o que o atraiu nessa pessoa. Esse estágio apresenta uma série de ambiguidades, como o ciume, o medo de não ser correspondido, etc.

4º – Consolidação no sonho conjugal. O desejo de ter a pessoa amada ao lado para sempre. Adquire valor moral. Constitui-se da aceitação de sacrifícios mútuos para a formação de uma família.

5º- Só no topo da experiencia conjugal pode surgir o pleno e genuíno Amor, em seu sentido total. Com o impulso firme, constante e irrevogável de tudo sacrificar pela pessoa amada, de perdoar sempre e incondicionalmente os seus defeitos e pecados, de protege-la contra todo mal e toda tristeza, ainda que as custas da própria vida, e de conserva-la como maior bem não só nessa vida terrestre como por toda eternidade.

“Neste ultimo nível o sexo propriamente dito perdeu toda existência autônoma, e ou é esquecido, ou passa a desempenhar um papel ocasional e bem modesto entre mil e um modos diversos de expressar o amor. Cada um desses níveis engloba e transcende o anterior. E só quem chegou ao ultimo mais elevado compreende o que estava em jogo nas fases superadas.” (Olavão)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s