Jardim das Aflições no Globo

http://rioshow.oglobo.globo.com/cinema/eventos/criticas-profissionais/o-jardim-das-aflicoes-18187.aspx

alessandro giannini
o globo | 21:32h | 31.mai.2017
Recursos usados com dignidade, mas sem voos

Proposta de “estudo poético” sobre o filósofo Olavo de Carvalho, “O jardim das aflições” tem como eixos temáticos o percurso biográfico, a rotina e o pensamento do personagem perfilado. Dividido em três partes, o documentário dirigido pelo cineasta pernambucano Josias Teófilo captura todos esses ângulos de Carvalho na casa onde ele mora, nos Estados Unidos.

Financiado por meio de captação coletiva, com um orçamento bem modesto de R$ 300 mil, o filme não se arrisca em grandes voos estéticos, embora use seus recursos de maneira digna. A maior parte dos planos traz Carvalho discursando, à guisa de responder perguntas formuladas pelo jornalista Wagner Carelli. Em outras sequências, ele aparece com a mulher, que é a única além dele a dar declarações, ou com o restante da família, que assume praticamente o papel de cenário.

O discurso de Carvalho tem como coluna vertebral o seu pensamento filosófico, que se baseia na ideia de uma “autonomia da consciência individual” em oposição ao que ele classifica como “tirania da coletividade”. Os únicos contraditórios estão em ao menos dois trechos de arquivo, com participações dele em programas de Pedro Bial e Alexandre Carvalho dos quais ele participou como convidado.

No mais, “O jardim das aflições” não vai além do que Carvalho quer mostrar, o homem culto e articulado, patriarca respeitado, amante das armas de fogo, homem sem religião que tem uma simpatia pelo esoterismo católico. Não é um filme tóxico, com certeza. É um trabalho que simplesmente não transcende.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s