24.5.2017

Gurdjieff, que não era nada bobo, dizia que o amor erótico é retribuído com amor ou repulsa, conforme a genética; o amor espiritual, com amor sempre; e o amor romântico, sempre com repulsa.
Logo, os românticos, se não querem sair invariavelmente frustrados, que tratem de apostar na genética e no espírito, e não nas fantasias que os encantam.

*

O problema do Uspensky é que ele levava o Gurdjieff a sério — um erro que o próprio Gurdjieff jamais cometeu.

*

Se você entende que tudo no Gurdjieff é uma imensa gozação, é impossível lê-lo sem exclamar a cada linha: “Gênio!”. Se você o leva a sério, está, como dizia ele mesmo, em maus lençóis.

*

O mesmo aplica-se a Emil Cioran.

Fábio V. Barreto Professor, quais seriam os livros essenciais de Cioran e de Gurdijieff que o senhor indicaria a quem ainda não leu nada desses autores?
Olavo de Carvalho Você pode ler a obra inteira ou trechos escolhidos a esmo. Funciona dos dois modos.

*

Gurdjieff e Cioran assumem a palavra em nome do diabo e fazem da Criação inteira objeto de piada. A mim me parece que o próprio Deus os acha infinitamente engraçados, mas chora cada vez que alguém os leva a sério.

Olavo de Carvalho Rajneesh foi discípulo indireto de Gurdjieff.

*

“Quem me compreende sabe que eu sou um palhaço.” (Emil Cioran)

*

Gurdjieff e Cioran serão excelentes amostras no curso “O mínimo que você precisa saber para não ler como um idiota”.

*

Um dos motivos pelos quais não posso fazer agora o programa do curso é que os livros dos dois estão guardados no depósito.

*

Gurdijeff e Cioran são o diabo em dose homeopática.

*

Quando expliquei a intelectuais romenos a minha visão de Cioran, Andrei Pleshu e Gabriel Liiceanu olharam embasbacados um para o outro e comentaram:
— Filho da mãe. Ele nos decifrou.

Diogo Staley Acontece isso da mesma forma com a Blavatsky? Ela e Gurdijeff são a mesma merda ?
Olavo de Carvalho Não. Gurdjieff era um gozador, Blavatsky uma vigarista.

*

O problema com F. Nietzsche, Ludwig Klages e Otto Weininger é que eles se levavam tragicamente a sério. Não é possível interpretá-los na clave cômica.

Olavo de Carvalho Um morreu louco, o outro virou um nome amaldiçoado e o terceiro estourou os miolos.

*

O coitado do Klages foi perseguido pelos nazistas e depois acusado de nazismo. Pura automacumba.

João Ricardo Nascimento O que o senhor acha do Walter Lippmann?
Olavo de Carvalho Globalista de primeira hora.

*

Que eu me lembre, só cometi uma séria injustiça no meu trabalho de jornalista. Paguei uma justa indenização por ela, e mais pagaria se tivesse.

*

Nunca tentei foder com a vida de nenhum ser humano. Nem conseguiram foder com a minha. Os que se foderam tentando fizeram-no por suas próprias ações, sem nenhuma ajuda minha. Há muitos cus abertos no mundo, mas preenchê-los não faz parte das minhas atribuições.

*

A literatura é, no nosso trato com a realidade da experiência, o espelho em que Perseu olha o rosto refletido da Medusa, neutralizando o feitiço da visão direta e crua.

*

Uma realidade que seja rebelde a todo tratamento literário é um turbilhão hipnótico e devastador, um flagelo incompreensível que reduz as consciências à total inermidade.
Assim tem sido a vida brasileira nas últimas quatro décadas.

Luciano Medeyros o que é tratamento literario?

Olavo de Carvalho É transfigurar a experiência em obra de arte literária.

*

Agora só falta grampearem as minhas conversas com a Hillary Clinton e com o George Soros.

*

Todo livro que você lê foi um dia uma vaga idéia na cabeça do autor, depois um longo trabalho de construção, destruição e reconstrução até consolidar-se em obra pronta, depois uma carreira editorial seguida de longos debates entre leitores, críticos e escritores em geral, até formar uma certa imagem relativamente estável na constelação dos fenômenos culturais e multiplicar-se em reedições e traduções. Toda essa pré-história está presente, de maneira velada, no instante em que você abre o livro pela primeira vez. Conhecê-la — ou pelo menos imaginá-la — é assegurar que sua reação à leitura não será uma pura fantasia subjetiva, mas uma participação viva na história das formas, dos símbolos e das idéias.

*

Quer ser feliz? Não se sinta ofendido jamais, mesmo quando o é.

Thiago Löwe Professor, olha o quê o Zé Virilha disse: “biodiversidade não é criação divina, mas é ação do homem.” — Marco Antonio Villa.
Olavo de Carvalho Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu, Puta que pariu,

*

Estou com setenta anos, e nunca, nunca, nunca me ocorreu pensar que qualquer restrição que eu tivesse às idéias de um filósofo devesse diminuir, moderar ou atenuar a minha admiração por ele. Mesmo que fossem idéias fundamentais da sua filosofia e não meras opiniões de detalhe.

*

Aliás nenhum filósofo jamais pensou uma tolice dessas. Filosofia e mesquinharia são incompatíveis.

*

Entendem agora por que eu dizia em 2015 que era impossível destruir o esquema petista sem destruir junto o estamento burocrático inteiro? Onde todo mundo tem rabo preso, cada um cujo rabo aparece vai logo mostrar o do vizinho. A diferença é que naquela época estava começando a se formar um poder popular capaz de ocupar o espaço dos comunolarápios e associados, ao passo que agora, com o povo disperso e cabisbaixo, só resta a disputa entre os ladrões. Nesta, o PT tem uma invejável capacidade de iniciativa e, capenga o quanto esteja, pode até sobreviver à queima dos seus adversários.

*

Aristóteles fez mil objeções à filosofia de Platão e continuou a considerá-lo nada menos que a melhor pessoa do mundo.

*

Discordo de vários pontos da filosofia do Mário Ferreira e, enquanto viver, continuarei a proclamar que ele foi não apenas o maior dos nossos filósofos, mas o maior dos brasileiros.

*

Recebi do Cel. Jorge Ribeiro, que por sua vez o recebeu de um amigo:

Repassando como recebi. Mas é bastante preocupante.

Vamos aos Fatos:
– A JBS recebeu 1 bilhão do BNDES no governo Dilma.

-Joesley é amigo de Lula e fez negócios com filhos de Lula.

-Joesley armou toda a situação, inclusive tentou induzir Aécio a se incriminar, colocando palavras em sua boca, quando disse que “precisa ser alguém que pode matar depois”.

-Joesley armou um possível pagamento a Cunha, que ainda não foi comprovado.

-Joesley é quem foi a Temer informar sobre Cunha, com gravador, pra induzir Temer concordar com o esquema.

-Joesley criou uma situação de troca de favores pra incriminar Temer por favorecimento ilícito.

Objetivos:
Derrubar Temer. Incriminar Aécio e associa-lo à Sergio Moro.

Atingir a operação lava a jato.

Quem se beneficia com isso:
Lula e o PT são os únicos beneficiados.

Lula vai se fazer de vítima e tentar se sair como perseguido por Aécio e Sergio Moro.

O que pode acontecer:

-Com Aécio, Nada. Pedir dinheiro não é crime.

-Com Temer, pode ser acusado de concordar com o “manter Cunha calado”, mas calado sobre o que? O que Cunha poderia falar para prejudicar Temer? Se o PT diz que Cunha aconselhava e aconselha Temer no governo, não tem sentido pagar um “cala boca” para um “colaborador”. Isso não fez sentido.

Quem está por trás disso:
Os amigos de Lula e Joesley Batista, da JBS.

Os fatos revelados hoje são nada mais que um esquema de assassinato de reputação, aparentemente articulado pelo próprio Lula.

É bom lembrar que essa semana, ontem mesmo, Lula foi indiciado e se tornou réu na operação Zelotes, por vender medida provisória e embolsar 6 BILHÕES, valores infinitamente maiores que os 2 milhões que Aécio pediu.

O plano é o seguinte: Tirar Temer agora, convoca-se eleições diretas para que o Lula saia candidato antes de virar de ser condenado.

A JBS é do Lula, esses dois irmãos nada mais são do que laranja na rede de empresas.

Esse jornalista da Globo é assumidamente petista, é só entrar nas redes sociais do cara e ver as suas publicações.

Tudo acontecendo muito rápido!
A notícia foi divulgada às 19:30 de ontem pela Globo News, às 20:00 horas de ontem mesmo, já tinha dois deputados da oposição com dois pedidos de Impeachment protocolados, sem ninguém escutar os audios da delação dos irmãos.

Os vermelhos já estavam à postos na frente do Palácio Presidencial e na Avenida Paulista. A Globo News divulgando sem cessar o Impeachment certo do Temer.
Isso não cheira armação para vocês?
Um dos irmãos delatores literalmente “se picou” para Nova York com o aval da polícia responsável pelo acordo de delação, gravação, imagens, filmes e notas de dinheiro marcadas; detalhe os irmãos podem sair do Brasil sem tornozeleira eletrônica e pedir asilo político para os Estados Unidos, onde nos últimos dois anos a empresa abriu mais de 50 frigoríficos.

Essa JBS abriu em 2007 no governo Lula, foi a empresa que mais recebeu dinheiro do BNDES, cedido pelo Mantega, hoje essa JBS é a maior empresa alimentícia de Brasil em apenas 10 anos. (Não há dúvida que é a maior parceira… do Lula. Ele estava nas cordas depois do depoimento ao Sergio Moro, era preciso fazer soar o gongo e desviar a atenção da cara esmagada do Lula !…)

Essa empresa comprou a maioria dos frigoríficos tradicionais do Brasil (com a aberta e franca cooperação do BNDES, que foi criado para AUXILIAR A CONSTRUIR NOVAS EMPRESAS e não PARA FINANCIAR COMPRA DE EMPRESAS EXISTENTES) e o Brasil virou um monopólio na área de frigoríficos.

O carinha foi visto saindo do seu apartamento em Nova York com a mulher e várias malas cheias (sabe-se lá o que tinha nas malas); esse depoimento é do porteiro do prédio em Nova York.

Há MUITA coisa debaixo desse tapete,e é melhor esperar…”

*

Tal como eu disse, na guerra das denúncias recíprocas, o PT é mais veloz do que seus adversários.

*

Um jornalista da grande mídia, que converse habitualmente com políticos, por telefone, deve ter a prudência de gravar ele próprio as ligações.

*

É bem possível que essa nova safra de escândalos seja realmente uma armação petista. Essa hipótese faz muito sentido. Resta saber se a armação foi feita com fundamento na realidade ou em meras especulações caluniosas. Vamos esperar para ver.

*

Até agora, nada se provou contra a irmã do Aécio Neves nem muito menos contra o Arruinaldo.

*

Nunca se pode esquecer que o Zé Dirceu foi fundador e chefe do serviço de inteligência do PT desde o começo dos anos 90. Ele não é um zé–mané. É agente de inteligência treinado em Cuba.

E saiu da cadeia com a pica em brasa à procura de cus.

O do Arruinaldo já não estava muito bom…

*

Mas destruir a própria carreira — ou o próprio cu — não é crime. É direito inalienável do cidadão brasileiro. Se o Arruinaldo nada fez além de se foder, isso não é motivo para fodê-lo mais um pouco.

 

*

A trinca, deslumbrada com a atração do momento: o priminho Fred.

*

Se há um novo Caso Watergate, é este:

http://circa.com/politics/barack-obamas-team-secretly-disclosed-years-of-illegal-nsa-searches-spying-on-americans

*

A dupla de petistas que dirige a Veja podia estar mesmo louquinha para arruinar o Arruinaldo, mas o fato é que o famoso grampo não resultou em nenhuma acusação criminal contra o colunista. E também é verdade que ele não foi demitido: demitiu-se porque quis, ofendido de que a revista tornasse públicas as conexões tucanas dele, que até os nenéns nos berçários conheciam. Não vejo motivo nem para especular algo de criminoso nessas conexões, nem para fazer do colunista uma vítima de “censura”.

*

Já faz mais de um quarto de século que a mídia nacional se alimenta de grampos vazados, sempre em nome de uma tal de “ética”, que não tenho a menor idéia do que seja.
Foram os petistas que inventaram a moda, que depois se voltou contra eles e cujo controle eles agora tentam recuperar, aparentemente com sucesso.

*

Qualquer que seja o caso, os fatos recentes comprovam que nas redações de jornais, estações de rádio e noticiários de TV não resta mais nenhum jornalista: só lobistas e cabos eleitorais.

*

Trump ou Macron? Há duas coisas que se pode fazer diante da violência crescente dos imigrantes islâmicos: (1) Limitar o ingresso deles, prevenindo novos crimes: (2) Permitir que eles continuem entrando em números cada vez maiores, multiplicando os crimes, e aumentar o poder policial do Estado sobre a população em geral. Não é preciso ser muito esperto para perceber que só a primeira alternativa é uma solução. A segunda não é parte do problema. É o problema inteiro.

https://www.yahoo.com/news/threat-very-high-france-set-extend-state-emergency-114335611.html

*

Há pelo menos duas soluções teóricas que são frequentemente sugeridas para o problema brasileiro. A primeira é a intervenção militar. A segunda é a volta da monarquia. Mas até agora não me explicaram QUEM vai fazer uma coisa ou a outra.

*

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s