18/3/2017

 

Isaac: “Véui iskéui” (very scary).

*

No meu horóscopo, o Sol está na 3a. Casa em quadratura com Saturno e Plutão. Qualquer astrologuinho bunda lhes dirá que o sujeito nascido nessas circunstâncias adora sondar as coisas mais difíceis, perigosas e secretas, até com risco próprio, mas pensa DEVAGAR, MUITO DEVAGAR, mantendo o mesmo assunto em foco e levando até vários anos para tirar alguma conclusão. E, ao dizer isso, terá dito a verdade, pelo menos no meu caso.
O preço de ser assim é que, quando estou no meio ou até no começo de um raciocínio, o ouvinte nervosinho pensa que estou emitindo uma conclusão, como ele próprio — com pressa obscena, como diria Nietzsche — faria no meu lugar.

*

Luciane Badiz House Bom dia, Professor Olavo de Carvalho: para o senhor e sua familia, um feliz dia de São José: Pai de Jesus, Esposo de Maria Santtíssima, Amparo das famílias, Consolo dos aflitos, Esperança dos enfermos, Padroeiro dos moribundos, Terror dos demônios, Protetor dos trabalhadores e Protetor da Santa Igreja!

 

Olavo de Carvalho Obrigado, irmãzinha. Para você também.

*

No começo da vida eu me achava burríssimo, pois só via dificuldades e encrencas onde os outros achavam tudo claro. Só muito mais tarde entendi que ser filósofo era pensar exatamente como eu estava pensando.

*

A maior parte das pessoas cria opiniões imediatamente a partir da sua reação emocional. Para o filósofo, essa primeira impressão pode ser apenas um dos dados de um problema que acaba precisando de muito tempo para ser formulado e que às vezes não tem solução.

*

Algumas pessoas com genuína vocação filosófica sentem tão intensamente essa dificuldade que acabam acreditando que nada tem solução e, em busca de alívio, caem no ceticismo. Não têm a paciência de ter paciência.

*

Alguns autores dizem até que a filosofia reside nos problemas, não nas soluções. Isso não é verdade, mas expressa uma impressão que, algum dia, todo filósofo teve.

Célio Rodrigues Quando um filósofo encontra a solução de um problema, qual seria o próximo passo?

Olavo de Carvalho Contar a história toda.

*

Uma das minhas frases preferidas de José Ortega y Gasset (o maior prosador espanhol de todos os tempos) é: “Serán filosofos… todos los que no puedan ser otra cosa.”

 

Deixe um comentário

