Os escritores e a política

Os escritores e a política

”Os escritores são uma terceira força, que se põe entre governo e povo, entre a atividade dos políticos e o silêncio geral da população. Criam os escritores a linguagem que une toda a população. Essa terceira força, entretanto, só é significativa se for independente.

O poder dos escritores está na força de persuasão. Embora sejam frequentemente desconsiderados, em razão de sua impotência, são os escritores que dão vida às formas de representação e aos modos de pensamento. Tudo quanto fazem quiçá não passe de pregação no deserto, mas através dessa atividade se revelará talvez o que põe o mundo em movimento”. (Karl Jaspers)

”Eric Voegelin, que foi um dos maiores cientistas políticos do século XX, dizia que se você quisesse entender os acontecimentos europeus que prepararam a Segunda Guerra Mundial você não deveria ler os historiadores, mas os grandes romancistas de língua alemã como Thomas Mann, Hermann Broch, Heimito von Doderer, Alfred Döblin, Robert Musil e Jakob Wassermann. A somatória dos romances desses grandes escritores é o que explica, de fato, o que aconteceu na Europa no início do século XX. É muito difícil entender o que aconteceu lá sem essas referências literárias, pois não houve ainda competência historiográfica à altura desses romancistas”. (José Monir Nasser)

”O primeiro instrumento para o estudo de ciência política é um amplo conhecimento dos tipos humanos possíveis. O primeiro requisito, em ciência política, é uma ampla experiência literária. Essa experiência literária permitirá que o estudioso reconstrua imaginativamente os dados que sempre faltarão no estudo das comunidades políticas”. (Luiz Gonzaga de Carvalho)

”A sentença de Hugo von Hofmannsthal – ‘Nada está na realidade política de um país se não estiver primeiro na sua literatura’ – é tão verdadeira e profunda, que pode ser aplicada à análise das situações políticas desde vários ângulos diferentes, sempre rendendo algum conhecimento”. (Olavo de Carvalho)

Anúncios

Um comentário sobre “Os escritores e a política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s