Hélio Angotti Neto

Hélio Angotti Neto

13 h ·

DÍVIDA INTELECTUAL

O fato é que a dívida intelectual que tenho com o Olavo de Carvalho simplesmente não pode ser paga. É simples assim. Resta a mim reconhecer com gratidão o ensino recebido e que ainda recebo.

Foi ele quem abriu o mercado editorial e a cabeça de incontáveis brasileiros, e foi ele quem forneceu os instrumentos intelectuais imprescindíveis para digerir a obra de Mário Ferreira dos Santos e para aplicar toda a filosofia de qualidade obtida em obras de dezenas de autores por meio de sua Teoria dos Quatro Discursos e do Intuicionismo Radical.

Foi ele quem me levou a Bernard Lonergan, Ortega y Gasset, Rosenstock-Huessy, Eric Voegelin, Mário Ferreira dos Santos, Xavier Zubiri, Gilberto Freyre, Aristóteles, Platão, Gabriel Liiceanu, Von Mises, Louis Lavelle, Theodore Dalrymple e muitos outros. E esses outros, junto com Olavo, me levaram a ainda mais autores e intelectuais, internacionais e brasileiros, como Rodrigo Gurgel, Elpídio Fonseca, Ricardo da Costa, Bruno Garschagen, Leonardo Penitente, Flavio Quintela, Ives Gandra Martins, Pierre Hadot, Michele Federici Sciacca, Julian Marías, López Quintás, Edmund Pellegrino, Tomás de Aquino, Agostinho, Hipócrates etc.

Foi graças às exigências de honestidade intelectual do seu curso de filosofia que eu mergulhei na leitura, inclusive, daqueles de quem discordava e discordo frontalmente, como Gramsci, Lênin, Marx et caterva.

Além disso, há repercussões ainda difíceis de se imaginar quando olhamos sua teoria das doze camadas da personalidade e todas as interações da mesma com obras filosóficas magistrais como a de Herman Dooyeeweerd.

É um mundo cultural que gerará frutos ao lado do legado de Mário Ferreira dos Santos por décadas ou até mesmo séculos, para o Brasil e para muitos outros povos (como já se vê pelo aproveitamento americano, russo e romeno de suas análises e instrumentos).

Como disse alguém muito mais sábio, experiente e inteligente que eu, “Olavo é o mestre de todos nós”!

Foto de Matheus Bazzo Malgarise – Permissão de Josias Teófilo

16113265_10212310712905495_5295321317592586716_o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s